Article Image

Feliz dia do Professor!

Data do artigo - 19-10-2023

Hoje, no Dia do Professor, fui parabenizado com um trecho de Rubem Alves, que diz: "O professor é aquele que pega o aluno e diz: Eis o mundo! Eis aí o mundo! Vejam, vejam, explorem! Ensinar é um exercício de imortalidade. A gente ensina; a gente continua a viver na pessoa para qual estou ensinando."

Emocionei-me; são palavras poderosas, a ponto de instilar medo. Medo? Sim. A responsabilidade de ser professor é imensa. Diante das palavras de Rubem Alves, questiono-me: O que desejo eternizar na vida de cada pessoa a quem estou ensinando?

Cada aluno e aluna na minha vida eternizou e protagonizou uma série de boas memórias. Espero ter compartilhado conhecimentos que perdurem ao longo de toda a vida deles e delas.

É desafiador pensar em algo que alguém possa levar consigo por toda a vida. Uma vida é longa, e, nos tempos atuais, a memória tende a ser mais fugaz. No entanto, o que me inspira, aquela esperança do verbo "esperançar" de Freire, são as boas memórias, os conselhos e as experiências que carrego até hoje de cada um(a) dos(as) meus(minhas) professores(as). Aproveito esta oportunidade para agradecer a vocês, queridas e queridos professores, que moldaram meu caminho e são peças fundamentais da minha história. Não mencionarei nomes, pois a lista de gratidão seria infinita, mas espero que todos vocês se sintam abraçados e apreciados.

Ainda me inquieta a outra missão que Rubem atribui aos professores: mostrar o mundo a cada um dos seus alunos e alunas. Inquieta-me, pois é desafiador imaginar a complexidade de revelar este mundo em que vivemos. Como explicar algo que eu mesmo ainda não compreendo plenamente? Não conheço o mundo, e talvez gostaria de conhecer alguém que o conheça, mas esse encontro ainda não se concretizou. Entretanto, o que me lembra desta missão que Rubem atribui a nós, professores, é que compartilhamos, de fato, nossa visão de mundo com cada um dos nossos alunos.

Houve uma professora em particular, que não posso deixar de mencionar, a qual ousaria afirmar ter cumprido brilhantemente as duas missões atribuídas aos professores na fala que motivou minha reflexão. A professora Zenilda Santana, minha mãe - para os mais íntimos, Mainha -, foi verdadeiramente a mentora que me apresentou o mundo, inspirou-me a explorá-lo e aprofundar-me em suas inúmeras possibilidades. Ela se tornou um exemplo em minha vida e na minha escolha de ser professor, por diversos motivos, incluindo minha crença na educação como um veículo de transformação na sociedade.

A imagem capa do artigo, uma obra de arte digital criada com carinho e habilidade pelo meu amigo e artista visual @levinascente, simboliza um dos momentos mais marcantes da minha jornada como professor: ao encerrar meu tempo com uma turma, fui envolvido em um abraço coletivo que me fez sentir uma realização indescritível. A Escola @2023_balaomagico foi fundamental para proporcionar esse momento. Fui formado como aluno e tive a oportunidade de formar como professor. Expresso novamente minha gratidão.

Feliz Dia dos Professores a todos e todas que dedicam incansavelmente suas vidas a essa nobre profissão. Que sejamos lembrados nas histórias de cada aluno e aluna e, igualmente, reconhecidos e valorizados pela sociedade e através de políticas públicas em prol da educação. 📚❤️✊🏽

Cauan Santana

Quer receber notícias do projeto no seu e-mail?